Preparação para as novas normas contábeis – sua empresa está preparada?

  • Por Redator
  • 09 out, 2017
Em 1º de janeiro de 2018, dois novos pronunciamentos contábeis entrarão em vigor e vão modificar as normas para o reconhecimento contábil de Receitas (CPC47/IFRS15) e Instrumentos Financeiros (CPC48/IFRS9). Sendo assim, a data-base da última demonstração financeira anual antes dessa implementação será 31 de dezembro de 2016. A data de vigência da nova norma sobre […] O post Preparação para as novas normas contábeis – sua empresa está preparada? apareceu primeiro em Jornal Contábil.

Em 1º de janeiro de 2018, dois novos pronunciamentos contábeis entrarão em vigor e vão modificar as normas para o reconhecimento contábil de Receitas (CPC47/IFRS15) e Instrumentos Financeiros (CPC48/IFRS9). Sendo assim, a data-base da última demonstração financeira anual antes dessa implementação será 31 de dezembro de 2016.

Kieran McManus – sócio da PwC Brasil

A data de vigência da nova norma sobre receita em 2018 parece estar muito distante. Porém, as empresas não podem alterar sistemas, processos e controles da noite para o dia. Os esforços de implementação, portanto, não devem ser subestimados.

Embora algumas empresas já tenham iniciado as suas análises, muitas continuam a postergar as suas implementações, talvez por aguardar possíveis esclarecimentos sobre a norma ou na esperança de um novo adiamento. Há ainda outras entidades que concluíram uma avaliação de alto nível, mas não deram o passo seguinte.

Compreender o panorama geral é um bom ponto de partida, mas muitas questões não ficarão evidentes até que as empresas analisem os detalhes de como a diretriz irá se aplicar às suas transações. Elas precisarão de um tempo adequado para compreender as implicações e considerar se desejam fazer mudanças em seus acordos contratuais ou estratégias de negócio como consequência.

 

Uma implementação bem-sucedida requer planejamento cuidadoso. O primeiro passo é avaliar os requisitos de contabilização e divulgação para todas as transações envolvendo receita segundo a nova diretriz. Com base nessas conclusões, as empresas deverão identificar, elaborar e implementar quaisquer mudanças necessárias em seus sistemas, processos e controles. Na fase final, é necessário testar quaisquer controles novos ou modificados a fim de evitar surpresas no ano de adoção. Embora cada empresa seja diferente, cada uma dessas fases pode demorar, no mínimo, vários meses. Sendo assim, as empresas devem se planejar de maneira adequada.

Marcos Sponchiado – © PITI REALI – 01/2015

A complexidade no processo de adoção das novas normas pode variar de forma significativa de uma entidade para a outra. Assim, antecipar a avaliação dos potenciais impactos é a melhor forma de conduzir um processo de transição eficiente. Os benefícios são vários. Entre eles, permitir o diagnóstico tempestivo de impactos em covenants de contratos de financiamentos e acordos regulatórios, mais eficiência no planejamento do processo de comunicação das modificações das demonstrações financeiras aos investidores e outros stakeholders, e redução do risco de erros e possíveis reapresentações “ restatements ” nos exercícios seguintes.

Por todos os fatores listados, é fundamental as empresas avançarem.

* Sócios da PwC Brasil

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 158 países, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

Blog da CAC - Consultoria & Adm Contábil

Por Vinicius Roveda 13 out, 2017
O assunto precificação de serviços tira o seu sono? Não chega a ser surpresa. Afinal, definir o valor do seu trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Você quer ser justo com o cliente, mas não minar o seu lucro. Tem solução? Nós queremos mostrar que sim.
Por Redator 11 out, 2017
O ano de 2018 será marcado por mudanças significativas nos âmbitos fiscal e tributário. Isso porque, além da entrada em vigor do eSocial, e-Financeira e do Bloco K do Sped, teremos ainda a impactante alteração na sistemática de cálculo do Simples Nacional. O novo Simples, infelizmente, traz alguns fatores complicadores. O valor do imposto a […] O post Versão 2018 do Simples Nacional: será que vale a pena? apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Carin Tom 11 out, 2017
Falta pouco para o eSocial empresas se tornar uma realidade no Brasil. Com a sua efetivação marcada para 1° de janeiro, a nova forma de repasse de informações trabalhistas e fiscais ainda suscita dúvidas entre donos de negócios.
Por Maria Bortolozi 10 out, 2017
Em 05 de outubro de 2017, o CONFAZ publicou no Diário Oficial novos Códigos Fiscais e alterações de notas explicativas do Anexo que trata do CFOP do Convênio s/nº, de 15 de dezembro de 1970. A sigla CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é um código numérico que identifica a natureza de circulação de […] O post CONFAZ realiza alterações na relação de CFOP à partir de 2018 apareceu primeiro em Blog do Arquivei.
Por Redator 10 out, 2017
Os empresários passam por um momento da economia que a ordem da vez é “economizar”. É o período que diminuir custos se torna algo obrigatório para se ter fôlego financeiro e, assim, poder avançar nos negócios. E uma das coisas que se tem buscado é a redução de gastos com impostos. Mas que perigos isso […] O post Cuidado com a sonegação fiscal apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redação 10 out, 2017
Realizada com mais de 900 empresas, pesquisa da Arquivei também aponta que 63% das empresas tem dificuldade em reconhecer “notas frias” Visando mostrar a importância da gestão inteligente de documentos e notas fiscais, a Arquivei, plataforma para armazenamento, organização e consulta desses dados, fez uma pesquisa com mais de 900 empresas, de diversos tamanhos e segmentos, para entender […] O post Pesquisa: quase 80% das empresas não recebem todos os documentos fiscais enviados contra seu CNPJ apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
A Reforma Trabalhista traz mais de 100 modificações à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que entrarão em vigor em 11 de novembro. Algumas dessas alterações afetam a demissão do trabalhador. E para discutir essas mudanças e seus impactos, sindicalistas de Mato Grosso do Sul ligados aos trabalhadores do comércio e serviços, participaram em Brasília do […] O post Reforma trabalhista traz mais de 100 modificações à CLT apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
O eSocial, portal para registro de empregados e de eventos como férias e horas extras, vai incorporar, a partir de novembro, as mudanças na legislação trabalhista aprovadas pelo governo neste ano, informou ao G1 o assessor especial da Receita Federal, Altemir Linhares de Melo. A partir do mês que vem, será possível realizar pelo eSocial […] O post Regras da reforma trabalhista vão ser incorporadas ao eSocial apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
Entende-se por redirecionamento da execução fiscal a inclusão do administrador da pessoa jurídica no polo passivo da ação, passando ele a responder solidariamente pelos débitos tributários imputados pela Fazenda ao devedor contribuinte. Faz-se possível nos casos em que ficar demonstrada a prática de ato eivado de excesso de poderes ou infração à lei, contrato social ou estatuto, […] O post Prescrição intercorrente e redirecionamento da Execução Fiscal apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
Muitas vezes definir um Orçamento de Marketing Digital é um grande desafio para empresas que, apesar de almejarem crescimento, ainda não investem em soluções e não sabem qual seria o investimento adequado. A realidade é que muitos CEOs ainda não enxergam a importância da área e encaram o marketing como uma despesa. No entanto, o Marketing Digital tem apresentado outra perspectiva, […] O post Como definir um Orçamento de Marketing Digital para sua empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Mais Posts
Share by: