Os segredos do marketing na contabilidade virtual

  • Por Redator
  • 05 out, 2017
Na era da contabilidade virtual, marcar presença deixou de ser um diferencial para se tornar condição obrigatória. Se antes valia o “quem não é visto, não é lembrado”, agora a expressão da moda é “quem não está no Google, não existe”. Qual a estratégia de marketing da sua empresa? O marketing na era da contabilidade virtual […] O post Os segredos do marketing na contabilidade virtual apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Na era da  contabilidade virtual , marcar presença deixou de ser um diferencial para se tornar condição obrigatória. Se antes valia o “quem não é visto, não é lembrado”, agora a expressão da moda é “quem não está no Google, não existe”. Qual a estratégia de marketing da sua empresa?

O marketing na era da contabilidade virtual

contabilidade é digital . Hoje, você  atende seus clientes  via Skype, Hangouts e WhatsApp. Importa arquivos do cliente através da  integração  entre sistemas. Armazena informações na nuvem , com total segurança. Por que, então, não usaria a internet para fazer marketing?
Como destacamos no início deste artigo, há não muito tempo o marketing digital era um diferencial competitivo  em empresas contábeis. Quem tinha um site responsivo, com visualização adaptável a qualquer dispositivo, era um visionário. Quem mantinha um blog atualizado e com conteúdo rico, era exceção. E quem sabia conquistar clientes pelo Google, uma raridade.
 
Hoje, tudo mudou. E na era da  contabilidade virtual , se você não atende a essas condições, fatalmente vai ficar para trás.
Ao mesmo tempo em que o  contador do futuro  assume um novo papel, mais voltado à consultoria , também  precisa inovar  na forma como divulga seus serviços e conversa com seu público.
O público-alvo, aliás, virou  persona . É uma microsegmentação de seus potenciais clientes. Reúne características bem específicas e homogênea daqueles que atende. E isso permite ajustar as estratégias de marketing ao que o cliente deseja e da forma como ele gostaria de receber.
A questão é: o que é realmente essencial saber sobre marketing na contabilidade virtual? Afinal, como todo contador moderno, você tem muitas tarefas diárias para poucas mãos. São vários desafios com  prioridades diferentes . E, é claro, divulgação e atração de clientes estão entre elas.

Definindo a sua estratégia de marketing

Vamos conferir agora, passo a passo, quais devem ser as suas preocupações (e suas ações) para definir a estratégia de marketing da sua empresa contábil.

1. Primeiro, a ética

O primeiro ponto de atenção sobre marketing diz respeito ao  código de ética do contador . Sobre as normas, há algo do passado que se mantém na contabilidade virtual. Estamos falando do  respeito aos colegas .
Seja qual for a sua ação, você precisa  pegar leve na exaltação  de seus serviços e da qualidade do seu trabalho. Tudo aquilo que possa ser interpretado como uma tentativa de diminuir outros contadores é vedado pelo código.

2. Faça um plano de marketing

Um plano de marketing é um instrumento que define as ações a adotar a partir da determinação de um objetivo . Ou seja, o primeiro passo para construir o documento é estabelecer o que você deseja alcançar com a estratégia.
Uma empresa contábil pode querer elevar o faturamento, aumentar a carteira de clientes, lançar um novo serviço, ter maior  participação no mercado , mudar de segmento, enfim. Seja qual for a intenção, é preciso planejar.
Vamos supor que você deseje acrescentar 20% mais clientes à sua carteira em 24 meses. Como essa é uma estratégia de longo prazo, apostar no  marketing de conteúdo  é uma boa ideia. Então, uma meta para chegar ao objetivo é criar um blog com  textos otimizados em SEO . E entre as ações, pode estar a contratação de redatores ou a terceirização da demanda.

3. Defina quais ações casam melhor com sua persona

Um ponto muito positivo da contabilidade virtual está na gama de opções para  divulgar sua empresa . Se no passado a estratégia se resumia à entrega de panfletos, fôlderes e cartões de visita, além de publicidade em jornais, no meio online as possibilidades são inúmeras.
Já falamos do site e do blog, mas não podemos esquecer da gestão de  redes sociais . Pode ser Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, enfim, o que se adequar melhor ao seu público. Vale ainda promover publicações nesses espaços, ou seja, anunciar. E quanto à  publicidade paga , links patrocinados no Google podem complementar a estratégia.
Considere ainda a oferta de  material rico , como e-books, que você pode disponibilizar gratuitamente como isca digital. É bastante útil para se conectar a potenciais clientes, chamados de leads.
A verdade é que a ação ideal é aquela que pensa com carinho na sua persona, o seu  perfil de cliente ideal . Assim como acontece com os serviços que oferece, a estratégia de marketing deve conversar com ela. Você já fez o dever de casa para reconhecê-la?

4. Vale terceirizar, não abandonar

Em tempos de contabilidade virtual, você precisa do marketing, mas não tempo para isso. Se essa realidade não é a sua, certamente é a de muitos colegas. Você tem clientes a atender, guias a emitir, análises a realizar, planejamentos nos quais se concentrar… E agora,  quem cuida do marketing?
Terceirizar a demanda é uma estratégia comum e até certo ponto inteligente. Afinal, você investe em qualidade , sem afetar o aspecto operacional da sua empresa. Vale contratar redatores para a produção de conteúdo, além de desenvolvedores web para cuidar da programação. Se cercar de especialistas é uma ótima ideia, mas com limites.
Isso significa que você não pode jogar a estratégia no colo de freelancers, por exemplo, sem se envolver minimamente com ela. Saiba o que é SEO,  entenda os principais conceitos  do marketing digital e suas métricas. Se não puder fazer um curso online, ao menos procure ler a respeito. Há material farto na internet a respeito.

5. Implemente, avalie e ajuste

Com seus objetivos, metas e ações devidamente previstos no plano de marketing, é hora de passar à sua execução. Conjuntamente, é preciso  avaliar os resultados . Não dá para correr o risco de fazer todo um investimento e só ao final descobrir que foi mal planejado.
Para isso, conheça  métricas de marketing , como o ROI (Retorno do Investimento), e taxa de conversão, que indica quantos daqueles que tiveram contato com a ação efetivamente interagiram da forma que você gostaria.
Se os resultados estiverem abaixo do planejado, identifique a origem do problema e faça os ajustes necessários.

Estude o marketing da sua empresa

A necessidade de fazer marketing – e fazer bem feito – está batendo na sua porta. Como vimos neste artigo, a contabilidade virtual exige uma estratégia de divulgação do escritório, também por via digital. É hora de  aproveitar as possibilidades  da internet para atrair clientes e reforçar a sua posição de autoridade no assunto. Está pronto para o desafio?
Ana Luiza Whittaker é CMO (Chief Marketing Officer). Com experiência em posições estratégica na GVT, PayPal, entre outras, atua há mais de 20 anos em comunicação e marketing.

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