O que é auditoria contábil?

  • Por Redator
  • 09 out, 2017
Quando você precisa saber como estão as finanças da sua empresa você recorre à contabilidade, certo? Mas e quando a contabilidade está sob suspeita ou precisa haver uma comprovação de que os cálculos estão certos, o que fazer? Saber o que é auditoria contábil e para que ela serve é fundamental nesse sentido. Nesse artigo, […] O post O que é auditoria contábil? apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Quando você precisa saber como estão as finanças da sua empresa você recorre à contabilidade, certo? Mas e quando a contabilidade está sob suspeita ou precisa haver uma comprovação de que os cálculos estão certos, o que fazer? Saber o que é auditoria contábil e para que ela serve é fundamental nesse sentido.
Nesse artigo, vamos abordar em detalhes esse assunto, explicando quais são os principais conceitos de auditoria contábil e em quais momentos ela é indicada a ser realizada na sua empresa. Você verá que em muitas situações ela é fundamental para que você possa até mesmo rever processos de trabalho na companhia.

O que é auditoria contábil?

Para explicar de uma forma simples, auditoria contábil nada mais é do que o processo de análise da situação financeira de uma empresa, porém tendo como objetivo verificar se os cálculos feitos pela contabilidade estão mesmo corretos. Além disso, essa metodologia permite identificar eventuais fraudes ou desencontros de informação.
Para isso, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, compreendidos em um determinado período, e checadas as informações junto aos comprovantes originais ou com fontes externas. Essa é uma das formas mais eficientes de demonstrar para os seus acionistas que há transparência e segurança nos negócios.

Todas as empresas estão sujeitas a ela

Muitos acreditam que o processo de auditoria contábil existe apenas nas grandes corporações, o que está longe de ser verdade. Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, pode passar por um processo de auditoria a fim de verificar se as contas batem. O profissional responsável por esse trabalho deve ser formado em Ciências Contábeis e ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
 
O processo pode ser rápido ou longo, dependendo da quantidade de demandas que existirem, mas no final dos trabalhos o relatório conclusivo deverá servir como importante documento para que se comprovem eventuais falhas ou, ainda, que há regularidade em todas as transações. Porém, engana-se quem acha que números não são tudo o que a auditoria contábil vê.

Função multidisciplinar

Embora o objetivo principal da auditoria contábil seja analisar a situação patrimonial da empresa, bem como os processos de compra e venda de itens, sua análise é muito mais ampla. Para se ter uma ideia, segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, a boa auditoria contábil age diretamente em pelo menos oito aspectos da empresa.
São eles:
  • Administrativo
  • Patrimonial
  • Fiscal
  • Técnico
  • Financeiro
  • Econômico
  • Ético
  • Social
Todos esses pilares, de alguma forma, são mexidos ou abordados caso o resultado encontrado aponte algum tipo de falha. Da mesma maneira, em caso de comprovação de que não há nada de errado, esse documento atesta que a empresa cumpre com as regras do mercado e se mostra preparada para receber investimentos ou mesmo ser adquirida por outra companhia.

Quando devo realizar uma auditoria?

A resposta para essa pergunta não é exata, pois depende de uma série de fatores. Você pode optar por uma auditoria contábil quando julgar que existe algum tipo de irregularidade no processo. Empresas que suspeitam que há desvio de verbas, por exemplo, recorrem a esse tipo de trabalho para checar onde estão ocorrendo os problemas.
Além disso, quando uma empresa vai receber investimentos de terceiros ou mesmo está em processo de fusão ou aquisição, a auditoria contábil pode ser uma exigência de garantia do negócio. Assim, a parte que está interessada na companhia comprova, por meio de auditoria externa independente, que tudo aquilo que foi apresentado pela empresa é, de fato, verídico.

Mudando a partir dos resultados

Pense na auditoria contábil como uma espécie de diagnóstico da sua empresa. Assim, não espere que ela seja a responsável por resolver eventuais problemas, mas sim apontá-los. Caberá aos gestores tomarem as decisões efetivas que vão conduzir a empresa para o caminho correto. E, mesmo quando há problemas, nem sempre isso indica que há desvios de conduta.
Eventuais erros de cálculo são mais comuns do que se imagina. Assim, uma auditoria contábil tem o papel de esclarecê-los e servir como um processo de revisão dos balanços contábeis. A diferença entre erro e fraude é um tema amplamente debatido dentro da comunidade de contabilistas, de forma que o papel da boa auditoria é destacar se, em caso de discordância nas contas, trata-se de algo intencional ou de uma simples falha que passou despercebida.
Assim, se os executivos suspeitam de alguma incongruência nos processos contábeis, o melhor a se fazer é consultar uma empresa especializada em auditorias contábeis de forma a confirmar se existe ou não a necessidade de iniciar esse processo na sua companhia. Trata-se de um investimento que pode fazer você economizar bastante lá na frente.
O post O que é auditoria contábil? apareceu primeiro em Jornal Contábil .

Blog da CAC - Consultoria & Adm Contábil

Por Vinicius Roveda 13 out, 2017
O assunto precificação de serviços tira o seu sono? Não chega a ser surpresa. Afinal, definir o valor do seu trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Você quer ser justo com o cliente, mas não minar o seu lucro. Tem solução? Nós queremos mostrar que sim.
Por Redator 11 out, 2017
O ano de 2018 será marcado por mudanças significativas nos âmbitos fiscal e tributário. Isso porque, além da entrada em vigor do eSocial, e-Financeira e do Bloco K do Sped, teremos ainda a impactante alteração na sistemática de cálculo do Simples Nacional. O novo Simples, infelizmente, traz alguns fatores complicadores. O valor do imposto a […] O post Versão 2018 do Simples Nacional: será que vale a pena? apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Carin Tom 11 out, 2017
Falta pouco para o eSocial empresas se tornar uma realidade no Brasil. Com a sua efetivação marcada para 1° de janeiro, a nova forma de repasse de informações trabalhistas e fiscais ainda suscita dúvidas entre donos de negócios.
Por Maria Bortolozi 10 out, 2017
Em 05 de outubro de 2017, o CONFAZ publicou no Diário Oficial novos Códigos Fiscais e alterações de notas explicativas do Anexo que trata do CFOP do Convênio s/nº, de 15 de dezembro de 1970. A sigla CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é um código numérico que identifica a natureza de circulação de […] O post CONFAZ realiza alterações na relação de CFOP à partir de 2018 apareceu primeiro em Blog do Arquivei.
Por Redator 10 out, 2017
Os empresários passam por um momento da economia que a ordem da vez é “economizar”. É o período que diminuir custos se torna algo obrigatório para se ter fôlego financeiro e, assim, poder avançar nos negócios. E uma das coisas que se tem buscado é a redução de gastos com impostos. Mas que perigos isso […] O post Cuidado com a sonegação fiscal apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redação 10 out, 2017
Realizada com mais de 900 empresas, pesquisa da Arquivei também aponta que 63% das empresas tem dificuldade em reconhecer “notas frias” Visando mostrar a importância da gestão inteligente de documentos e notas fiscais, a Arquivei, plataforma para armazenamento, organização e consulta desses dados, fez uma pesquisa com mais de 900 empresas, de diversos tamanhos e segmentos, para entender […] O post Pesquisa: quase 80% das empresas não recebem todos os documentos fiscais enviados contra seu CNPJ apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
A Reforma Trabalhista traz mais de 100 modificações à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que entrarão em vigor em 11 de novembro. Algumas dessas alterações afetam a demissão do trabalhador. E para discutir essas mudanças e seus impactos, sindicalistas de Mato Grosso do Sul ligados aos trabalhadores do comércio e serviços, participaram em Brasília do […] O post Reforma trabalhista traz mais de 100 modificações à CLT apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
O eSocial, portal para registro de empregados e de eventos como férias e horas extras, vai incorporar, a partir de novembro, as mudanças na legislação trabalhista aprovadas pelo governo neste ano, informou ao G1 o assessor especial da Receita Federal, Altemir Linhares de Melo. A partir do mês que vem, será possível realizar pelo eSocial […] O post Regras da reforma trabalhista vão ser incorporadas ao eSocial apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
Entende-se por redirecionamento da execução fiscal a inclusão do administrador da pessoa jurídica no polo passivo da ação, passando ele a responder solidariamente pelos débitos tributários imputados pela Fazenda ao devedor contribuinte. Faz-se possível nos casos em que ficar demonstrada a prática de ato eivado de excesso de poderes ou infração à lei, contrato social ou estatuto, […] O post Prescrição intercorrente e redirecionamento da Execução Fiscal apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Por Redator 10 out, 2017
Muitas vezes definir um Orçamento de Marketing Digital é um grande desafio para empresas que, apesar de almejarem crescimento, ainda não investem em soluções e não sabem qual seria o investimento adequado. A realidade é que muitos CEOs ainda não enxergam a importância da área e encaram o marketing como uma despesa. No entanto, o Marketing Digital tem apresentado outra perspectiva, […] O post Como definir um Orçamento de Marketing Digital para sua empresa apareceu primeiro em Jornal Contábil.
Mais Posts
Share by: